Quadros elétricos após enchente – Limpeza e manutenção

A manutenção adequada dos quadros elétricos após uma enchente é crucial para evitar riscos de incêndio e choque elétrico.

Alguns procedimentos básicos pode te ajudar a restaurar a funcionalidade do sistema elétrico da casa do morador e garantir a segurança das instalações elétricas.

Veja o que você irá encontrar nesse post:

a) Cuidados antes de ligar a energia após uma enchente;
b) Limpeza e substituição de componentes do quadro elétrico após uma enchente;
c) Inspeção periódica dos quadros elétricos após enchente.

Cuidados antes de ligar a energia após uma enchente

Como um profissional do setor elétrico um dos principais cuidados após uma enchente é o de NÃO LIGAR O QUADRO ELÉTRICO que ficou submerso, sem que antes seja feita uma limpeza e manutenção adequada.

Durante o retorno para residência muitas famílias querem usar a energia elétrica para ligar equipamentos de limpeza, no entanto, a área úmida e o barro nos disjuntores que fazem a proteção dos circuitos aumenta o risco de choques elétricos e incêndios.

É altamente recomendado que oriente o morador a contratar um bom eletricista para fazer uma limpeza adequada nos quadros elétricos e nos pontos de iluminação, tomadas e interruptores.

A ansiedade nesse momento pode colocar muitas vidas em risco, além de provocar um incêndio na edificação.

Preparamos um treinamento online e gratuito sobre reforma elétrica após enchente, clique na imagem abaixo para se inscrever e aprender sobre esse tema:

Limpeza e substituição de componentes do quadro elétrico após uma enchente

Os disjuntores possuem componentes com diversas partes móveis que quando expostos à água e barro, podem sofrer oxidação e perda de funcionalidade.

Recomenda-se substituir os Disjuntores, Interruptores Diferenciais Residuais (IDR) e dispositivos de proteção para surto (DPS) que foram submersos na água durante uma enchente.

Existe uma grande chance desses dispositivos não estarem funcionando no momento ou perderem a sua funcionalidade ao longo do tempo devido a oxidação do cobre e do barro em contato com as partes móveis.

Os barramentos precisam ser muito bem limpos para evitar oxidação. Pode ser lavado e após usar uma lixa fina ou um limpa contato para remover resíduos e a oxidação visando melhorar a condutividade dos barramentos.

Os cabos que são conectados aos disjuntores, DPS e IDR precisam ser muito bem limpos e em alguns casos até mesmo substituídos.

Caso queira aprender mais sobre disjuntores, assista essa live que fizemos com a ABB (fabricante de disjuntores):

Inspeção periódica dos quadros elétricos após enchente

Mesmo após a limpeza e substituição dos componentes, é importante orientar ao morador a realizar inspeções periódicas.

Recomende que seja feita uma inspeção um mês após a manutenção inicial.

Não existem estudos sobre os impactos da água poluída de uma enchente nos componentes elétricos.

Portanto, o seu acompanhamento como profissional é uma recomendação de segurança.

Essas revisões ajudam a identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves, garantindo a longevidade e segurança do sistema elétrico.

Em situações onde a substituição completa do quadro elétrico não é viável, as medidas paliativas apresentadas nesse post podem ser uma solução temporária.

No entanto, é fundamental comunicar ao cliente os riscos e a necessidade de uma eventual substituição completa para garantir a segurança a longo prazo.

Você já pensou em se tornar um PERITO na área ELÉTRICA?

Ganhe autonomia e aumente seus rendimentos com os nossos Cursos de Capacitação Técnica para Peritos(as). Clique na imagem e de o primeiro passo rumo ao sucesso na área de Perícia Elétrica:

Aproveite e conheça outros conteúdos:

Reforma de eletrodomésticos após enchentes – Dicas práticas

Cuidados com os disjuntores em situações de enchente

Vistoria elétrica periódica reduz risco de incêndio

Autoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Categorias

Posts Recentes