Cabos desbitolados: Como identificar na prática

Cabos Desbitolados: Como identificar na prática esses condutores elétricos

No Brasil, diversos cabos elétricos são fabricados e comercializados de maneira irregular.

Esses materiais são conhecidos como cabos desbitolados e estão presentes em muitas edificações residenciais, comerciais e industriais.

Veja o que você irá aprender nesse post:

a) O que são cabos desbitolados;
b) Quais são os riscos de usar um cabos desbitolados;
c) Como Identificar um cabos desbitolados;
d) Quem pode trabalhar como perito(a) e atuar nessa área elétrica.

O que são cabos desbitolados?

Os cabos desbitolados são aqueles que não seguem as especificações normativas em relação à quantidade de material condutor, geralmente cobre.

Isso significa que esses cabos possuem menos cobre do que o indicado, sendo compensados com uma maior quantidade de isolação, para enganar visualmente pelo diâmetro externo. 

Essa prática usada por alguns fabricantes aumenta o lucro, pois reduz o custo de produção, no entanto, coloca em risco a vida de muitas famílias no Brasil.

Aproveite e assista uma entrevista que foi feita com o Engenheiro Luiz Carlos para o canal Perícia Elétrica.

Ele tem 30 anos de experiência com cabos e complementa o que está escrito nesse post.

Quais são os riscos de usar um cabos desbitolados?

O uso de cabos desbitolados visando economizar pode levar a edificação a diversos problemas, incluindo:

  • Risco de Incêndio: Devido à menor quantidade de cobre, esses cabos aquecem mais rapidamente, aumentando o risco de incêndios.
  • Choque Elétrico: A insuficiente isolação pode resultar em choques elétricos.
  • Falhas Prematuras: A vida útil dos cabos desbitolados é significativamente menor, necessitando substituições frequentes.

Infelizmente no Brasil não existem dados precisos sobre o número de acidentes e mortes com origem elétrica.

Isso ocorre devido à dificuldade de mapear esse tipo de informação, considerando que em muitos casos não é feito uma perícia para identificar a origem do incêndio, sendo atribuído a origem a uma causa desconhecida.

O mesmo ocorre com as vítimas fatais ou quase fatais, não existe um sistema interligado que permite cruzar esses dados de maneira eficiente.

A realidade é que muitos acidentes não geram notícias na internet, não sendo possível contabilizar o número de mortes com origem elétrica de maneira eficiente.

Qualquer informação sobre o assunto é um mero indicativo, não sendo possível saber a taxa de distorção do número informado.

Como identificar os cabos desbitolados?

O profissional do setor elétrico pode ter um indicativo de que o cabo é desbitolado através de uma inspeção visual ou através de ensaios elétricos e medições.

O que verificar em uma Inspeção Visual

  1. Espessura do Isolante: Cabos desbitolados geralmente têm uma espessura de isolante maior. Se a quantidade de PVC parece excessiva, isso pode ser um sinal.
  2. Marcações no Cabo: Verifique se o cabo possui todas as marcações normativas, como a bitola correta e o selo do Inmetro.
  3. Comparação de Peso: Cabos de boa qualidade têm um peso específico padrão. Um cabo mais leve do que o esperado pode indicar que há menos cobre.

Medição e Testes

  1. Ensaio de Resistência Ôhmica: Este ensaio verifica se a resistência do cabo está dentro dos parâmetros normativos, garantindo a condutividade adequada.
  2. Contagem de Filamentos: Um cabo de qualidade terá uma quantidade específica de filamentos de cobre com um diâmetro padrão. Filamentos menores indicam desbitolamento.

Cabe destacar que muitos cabos tem uma quantidade de cobre aparentemente adequada, no entanto, o cobre utilizado tem baixo grau de pureza.

Para ter certeza se o cabo elétrico é de boa qualidade faça uma realização de ensaios específicos no laboratório.

Quem pode trabalhar como perito(a) e atuar nessa área elétrica?

No Brasil existem muitas edificações sendo construídas de maneira irregular. Nessas edificações são usados materiais irregulares, como por exemplo os cabos desbitolados.

Além disso, em muitos casos vamos encontrar erros de projeto, execução da obra e uso de diversos materiais impróprios para o tipo de aplicação.

Isso acontece devido a baixa qualificação de muitos profissionais para atuarem na área elétrica.

Como isso vem aumentando cada vez mais no Brasil, surge uma grande oportunidade para eletrotécnicos, tecnólogos e engenheiros com formação na área elétrica se especializaram nesse tipo de perícia elétrica.

Você já pensou em se tornar um PERITO na área ELÉTRICA?

Ganhe autonomia e aumente seus rendimentos com os nossos Cursos de Capacitação Técnica para Peritos(as). Clique na imagem e de o primeiro passo rumo ao sucesso na área de Perícia Elétrica:

Conheça outros conteúdos acessando:

O que é um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI)

3 Tipos de Fraude no Consumo de Energia Elétrica

Como é feito um Laudo para crédito de ICMS da energia elétrica

Autoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Categorias

Posts Recentes