Projeto Elétrico – 5 motivos para NÃO fazer

Olá, minha proposta com essa postagem é te dar 5 motivos para não contratar um projeto elétrico. Peço que leia tudo que está escrito antes de tirar as conclusões.

Projeto elétrico é caro

A princípio o projeto elétrico é algo que não é obrigatório, ou seja, não é exigido pelas concessionárias de energia durante a ligação elétrica da sua casa.

Contratar um profissional para fazer um projeto adequado sai “caro”. Afinal, se na prática se ninguém irá fiscalizar se a sua casa tem ou não projeto, para que fazer então né?

Tem pessoas que fazem a elétrica sem um projeto

Atualmente com as facilidades da internet, você irá encontrar muitas pessoas dispostas a assistir uma vídeo aula de 20 minutos e sair te oferecendo esse serviço. Aposto que o preço deles será bem mais barato que o de uma empresa que irá exigir o projeto para executar a obra.

Vou te contar um segredo, muitas pessoas falam que irão fazer a execução elétrica sem projeto, por não saberem interpretar aqueles simbolozinhos que aparecem ali. Aquelas coisas de doido sabe?

Com projeto a execução da obra será mais cara

Desde já afirmo a você que isso é uma verdade. Se fizer um projeto elétrico e contratar um bom projetista, ele irá prever muitos dispositivos a mais. Ainda mais que esses profissionais costumam se preocupar com a qualidade do que fazem e com a segurança do cliente.

Afinal, eles irão emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) sobre o trabalho que foi realizado. Caso ocorra algum acidente por negligência de projeto eles serão responsabilizados.

Dessa forma, terá mais coisas para serem instaladas e isso irá aumentar o custo da execução. Alerto que as empresas que exigem projeto elétrico para executar a obra também custam mais caro. Afinal, elas precisam de profissionais mais qualificados para poder interpretar aquelas coisinhas que aparecem no projeto.

Irá gastar mais com material elétrico

A princípio, como serão solicitados pelo projetista dispositivos que irão evitar a queima de equipamentos e acidentes fatais, você terá um gasto adicional ao fazer um projeto elétrico. Por outro lado, esse aumento será tão alto que não deve passar de 2% do valor da obra. Mas é dinheiro né… Afinal, acidente com eletricidade é algo que geralmente não escutamos falar quando não somos da área técnica.

Poderá fazer uma viagem com essa economia

Em conclusão, pensando na economia que irá ter por não fazer um projeto elétrico, poderá fazer outras coisas mais prazerosas. Talvez uma viagem ou comprar aquela TV para assistir o jogo da copa. Dessa forma, vamos pensar que os riscos com energia elétrica são algo que não vale a pena se preocupar.

Só uma dica…

Até hoje não conheci nenhum profissional com capacidade e conhecimento técnico para dimensionar uma casa de maneira correta e segura sem um projeto elétrico. Para saber a quantidade de disjuntores que serão necessários no quadro elétrico, número de tomadas e prever o tipo de ligação o projeto elétrico é fundamental.

A falta de projetos e o aumento na potência dos equipamentos elétricos tem contribuído significativamente com o número de incêndios, inclusive em edificações construídas a pouco tempo.

Você quer fazer parte dessa estatística? Cabe a reflexão…

Se acredita que essas informações podem ajudar outras pessoas compartilhe. Estará incentivando nosso trabalho com objetivo de conscientizar a população, reduzindo os riscos de acidente com energia elétrica.

Quer receber conteúdos avançados sobre Perícia Elétrica Judicial e Extrajudicial?

Conheça a Perícia Elétrica Play, uma plataforma com diversos conteúdos sobre as melhores áreas de Perícia Elétrica.

Clique na imagem abaixo e faça parte!

Leia também:

Conheça os benefícios dos laudos para instalações elétricas

Vistoria elétrica periódica reduz risco de incêndio

Quanto ganha um engenheiro eletricista recém formado?

Autoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *