Assistente Técnico Judicial – TOI e Multa por Fraude

Você já recebeu um TOI (Termo de Ocorrência e Inspeção) ou uma multa por fraude no consumo de energia elétrica e ficou sem saber o que fazer?

Se sentiu prejudicado por um problema na área elétrica e teve dificuldades para encontrar um assistente técnico judicial para te auxiliar?

Caso já tenha passado por essa situação ou ainda precise de um assistente técnico, leia esse post até o final.

Temas abordados:

a) Como um assistente técnico judicial pode te ajudar;

b) Motivo para contratar um assistente técnico judicial;

c) Cuidados ao contratar um assistente técnico.

Como um Assistente Técnico Judicial pode te ajudar

O assistente técnico tem como objetivo esclarecer para o autor ou réu do processo e o seu advogado as questões técnicas em torno do conflito. Vamos nos limitar a falar sobre o segmento de engenharia elétrica nesse post, no entanto, isso se repete nas nas outras áreas técnicas.

Supondo que um cliente de uma concessionária de energia elétrica recebeu uma multa por fraude com eletricidade. Essa multa tem um valor de R$ 20.000,00 e o cliente alega para concessionária não ter culpa, pois acreditar ter alugado o imóvel nessas condições.

Em uma situação de conflito como essa, a concessionária não aceita os argumentos e o cliente procura um advogado para entrar com uma ação judicial.

O juiz por desconhecer as normas técnicas, nomeia um perito judicial para avaliar o caso, sendo necessário que o mesmo elabore um laudo técnico sobre o caso.

A maioria dos escritórios de advocacia do Brasil não possuem engenheiros eletricistas especializados nessa área, como funcionários ou parceiros. O que de fato ocorre é que muitos advogados negligenciam a importância do assistente técnico e tentam elaborar os quesitos técnicos sem conhecimento na área elétrica.

Nessa situação a chance do cliente perder a causa é gigante e o motivo é simples. O critério de nomeação é feito por sorteio e muitos peritos não tem experiência na área, ficando do lado mais forte. Em muitos casos a concessionária de energia que possui quesitos técnicos elaborados por engenheiros eletricistas.

Um bom assistente técnico pode contribuir muito com o processo e reverter cobranças para patamares em torno de 17% ou reduzir a zero a cobrança nesse tipo de perícia de fraude no consumo de energia.

Conheça os principais tipos de fraude com energia elétrica:

Motivo para contratar um Assistente Técnico Judicial

De maneira resumida o assistente técnico é o profissional que vai equilibrar o peso da balança no conflito, considerando que o perito, mesmo sendo imparcial pode não ser experiente. No outro extremo existe uma forte estrutura jurídica e técnica das concessionárias de energia e grandes construtoras.

Essa simples compreensão pode fazer com que o autor ou o réu da ação, possa reverter uma causa perdida.

O motivo para contratar um engenheiro eletricista que atue nessa área se dá pelo fato de que os advogados não possuem conhecimento técnico especifico nos casos onde existe a necessidade de se ter um perito judicial.

Como dica final, caso tenha algum advogado que ache que não é necessário ter um assistente técnico fuja desse escritório. Muitos advogados fazem copia e cola de quesitos técnicos, achando que os processos são iguais sem levar em consideração detalhes técnicos avançados.

Se você chegou até aqui e estiver procurando um assistente técnico com formação em engenharia elétrica, entre em contato conosco, essas são as nossas especialidades:

a) Fraude no consumo de energia elétrica;

b) Certificação das Instalações Elétricas para condomínios;

c) Incêndios com energia elétrica.

Cuidados ao contratar um Assistente Técnico Judicial

Não só na engenharia elétrica, mas em qualquer área, antes de contratar um assistente técnico é importante pesquisas sobre os trabalhos feitos por esse profissional. Em um processo judicial a forma como as perguntas são feitas, muitas vezes impactam significativamente o resultado final.

Procure fazer uma conversa prévia inicialmente, esclarecer o seu problema e avalie o atendimento que irá receber. Em caso de dúvida, procure mais de um profissional, até encontrar alguém que realmente sinta confiança.

Caso precise de uma orientação técnica entre em contato conosco, iremos avaliar o seu caso e dar um retorno sobre qual melhor caminho pode ser percorrido, considerando o seu problema.

Se você é um profissional do setor elétrico e está tendo dificuldades nessa área também podemos te ajudar. Clique na imagem abaixo e conheça o nosso Curso de Perícia de Consumo de Energia Elétrica.

Se você é Engenheiro Eletricista, aproveite e se inscreva nos Cursos Gratuitos para Peritos(as):

Laudo para Crédito de ICMS na Fatura de Energia Elétrica

Perícia Elétrica Judicial

Empreendedorismo para Peritos(as) na área Elétrica

Autoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *