Nesse post vamos falar sobre Como é feito um Laudo para Crédito de ICMS da energia elétrica.
Esse tema está sendo abordado com base em resultados práticos obtidos com indústrias em mais de 10 estados. Algumas dessas empresas com fatura de energia acima de R$ 4.000.000,00.
Temas abordados:
a) Usar ou não equipamentos de medição;
b) Tipos de Laudo para Crédito de ICMS para crédito na energia elétrica;
c) Cuidados ao fazer um Laudo Crédito de ICMS.
Usar ou não equipamentos de medição
Esse conteúdo é um pouco mais avançado, sendo assim, caso você não saiba o que é um Laudo para Crédito de ICMS, recomendamos assistir os 4 vídeos disponíveis no link abaixo:
O que você precisa saber sobre Laudo para Crédito de ICMS para crédito na energia elétrica
Existem diversas formas de fazer a coleta de dados na indústria, entre elas:
a) Uso de equipamento de medição temporário (analisadores de energia, registradores, alicate amperímetro, etc);
b) Uso de equipamento de medição permanente (instalação de medidor de energia por setor);
c) Através do levantamento de carga para segmentar o consumo de energia de maneira estimada entre as áreas produtivas e não produtivas.
O melhor método a ser utilizado depende da característica da empresa. Em alguns casos obrigatoriamente será necessário instalar um equipamento permanente.
Não existe resposta pronta, mas sim técnicas que podem ser usadas de acordo com a situação encontrada na indústrias. O objetivo central do resultado do laudo é de segmentar o consumo de energia entre a parte produtiva e extraprodutiva.
Essa segmentação de consumo pode ser feita com ou sem equipamentos de medição.
Para saber mais sobre as técnicas de medição na indústrias, assista o vídeo abaixo:
Tipos de Laudo para Crédito de ICMS na energia elétrica
Após ter ido até a indústria e coletado os dados em campo, agora você precisa compilar os dados e elaborar o Laudo para Crédito de ICMS.
Com o histórico de consumo de energia em mãos através das faturas de energia e com os dados coletados em campo o próximo passo é elaborar o laudo para crédito de ICMS.
O seu objetivo é chegar em uma relação percentual de consumo de energia entre as áreas produtivas e não produtivas. Com base nessa relação percentual é que a área contábil irá fazer o lançamento do crédito.
A economia na fatura de energia depende da alíquota de ICMS de cada estado, no entanto, em alguns casos pode chegar a 18%.
O laudo técnico pode ser progressivo, ou seja, passa a valer daqui para frente. Também existe o laudo retroativo, que permite uma recuperação retroativa por um período de até 5 anos.
Caso você faça um laudo progressivo, ele pode ser estático (percentual fixo) ou dinâmico (percentual que muda todos meses de acordo com o consumo total).
Cuidados ao fazer um Laudo para Crédito de ICMS
Dependendo do método que for utilizar isso pode gerar um grande prejuízo para empresa e consequentemente risco para quem presta esse serviço.
Existem indústrias que trabalham com processo de produção sazonal. Algumas linhas de produção podem ter um consumo elevado funcionarem somente alguns dias do mês.
Caso instale um analisador de energia nesse período e tente extrapolar para o restante do mês esse consumo pode cometer um erro grave. Existe o risco de ter um consumo estimado na área produtiva que pode ultrapassar o consumo total discriminado na fatura.
Antes de oferecer esse serviço é necessário um grande alinhamento de expectativas para entender o cenário e a forma de trabalho que esse serviço será realizado.
No vídeo abaixo falamos sobre o uso do analisador de energia:
Quer aprender a fazer Laudo para Crédito de ICMS?
Conheça o nosso curso completo e avançado e aprenda de forma rápida e descomplicada tudo que você precisa saber para começar oferecer esse serviço para o mercado.
Clique no banner abaixo e solicite um orçamento agora mesmo!
Aproveite e conheça outros conteúdos:
Laudo para Crédito de ICMS para indústria no Mercado Livre
Laudo de ICMS – Quanto custa esse serviço de Perícia Elétrica
Etapas do laudo para crédito de ICMS na fatura de energia elétrica