Laudo de Inspeção Elétrica em Condomínios – Dicas de Perícia Elétrica

O que são Laudos de Inspeção Elétrica para Condomínios

Primeiramente, o laudo de inspeção elétrica é um documento completo que pode ser feito por eletrotécnicos ou engenheiros eletricistas que se especializaram na área de instalações elétricas. Assim, o valor desse serviço pode passar facilmente de R$ 3.000,00, dependendo do tamanho da edificação, bem como, do nível de conhecimento do profissional sobre o assunto.

Dessa forma, caso você tenha dúvidas sobre os valores praticados em serviços de perícia elétrica e queira se aprofundar nessa área, preparamos um Treinamento online e gratuito sobre Empreendedorismo para Peritos(as).

Nesse momento as inscrições estão abertas através do link abaixo:

https://www.periciaeletrica.com.br/empreendedorismo-informacoes/

Cabe, aqui, destacar que este é um trabalho especializado e que, portanto, exige uma grande responsabilidade e cuidados durante a elaboração desse documento por parte do profissional.

Assim, uma realidade do mercado é que existem empresas que vão até os condomínios, tiram algumas fotos e apresentam laudos simplificados de maneira negligente. Portanto, caso aconteça um acidente no local o profissional que fez esse laudo certamente será responsabilizado. Sabendo dessa realidade e do número de acidentes que só aumentam no Brasil, tem aumentado muito as solicitações por esse tipo de serviço.

Recentemente o município de Montes Claros/MG foi notificado pela gerencia do trabalho, sendo necessário fazer 180 laudos para avaliar as instalações elétricas, tendo 120 dias para concluir os laudos.

A matéria completa pode ser acessada no link abaixo:

Município precisará fazer 180 Laudos das Instalações Elétricas

Destacamos, que o potencial de faturamento fazendo esse tipo de serviço é bem interessante, tanto para quem tem empresa ou para quem deseja complementar sua renda. Este é um escopo de serviço que requer um baixo investimento inicial, permitindo que você possa ter o seu escritório na sua própria casa.

Benefícios do Laudo de Inspeção Elétrica para os Condomínios

Inicialmente, antes de pensar em oferecer esse serviço, é necessário entender as dificuldades do mercado e as principais dúvidas do seu futuro cliente, assim, deixando claro a ele que será feita uma perícia elétrica minuciosa em seu condomínio, com o objetivo de evitar incêndios e choques com origem elétrica.

Dessa forma, ao longo do tempo, os condomínios vão sofrendo inúmeras alterações nas instalações elétricas. Não obstante, cada síndico que entra, geralmente contrata um prestador de serviço diferente, muitas vezes sem a preocupação de inspecionar a qualidade do serviço realizado. Portanto, na prática, também tem dificuldade, devido ao conhecimento na área elétrica.

Além disso, muitos prestadores de serviço que atendem condomínios, nunca sequer, realizaram um curso de eletricidade, não sabendo dimensionar condutores, cabos e outros componentes das instalações elétricas.

Assim, antes de mais nada, é preciso entender essa realidade e pensar na segurança das famílias que moram no local que será periciado, ficando claro para você e para o seu futuro cliente. Por isso, a realização de uma perícia elétrica não deve ser vista como uma despesa, e sim, como uma medida preventiva de segurança.

Outro benefício é o atendimento às leis municipais e estaduais. Dependendo da região, devido a importância dos laudos para instalações elétricas, estes devem ser realizados em alguns casos anualmente. Em São Paulo, por exemplo, o laudo de inspeção elétrica é exigido pelo corpo de bombeiros, através do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Cabe destacar que, em caso de acidente, sendo constatado que houve negligência por parte do síndico, o mesmo pode responder judicialmente.

Em suma, com um laudo para instalação elétrica, o síndico tem uma visão geral das condições das instalações elétricas. Após, poderá propor aos moradores um plano de manutenção que visa a segurança da edificação, caso necessário.

 Qual a peridiocidade para elaborar um laudo elétrico?

Se formos pensar em legislação, em algumas cidades ele é obrigatório anualmente, em outras a cada 3 ou 5 anos. Mas na grande maioria das cidades, não existe uma definição de tempo para elaborar esses laudos.

Excluindo o fato da obrigatoriedade legal e considerando os riscos que encontramos, diariamente, nas edificações, a elaboração esse laudo para instalações elétricas a cada dois anos, certamente, evitará muitos incêndios e choques elétricos nas edificações.

É uma questão de bom senso, basta avaliar o aumento crescente de incêndios nas edificações e refletir sobre os riscos.

Como é feito um Laudo de Inspeção Elétrica para um Condomínio

O laudo elétrico ou laudo de inspeção elétrica, basicamente é dividido em 3 etapas, contemplando:

1º) Vistoria nas instalações elétricas;

2º) Elaboração do laudo técnico com um diagnóstico das instalações elétricas;

3º) Apresentação do laudo em reunião para esclarecimento de dúvidas.

Como recomendação, antes de pensar em oferecer esse serviço, procure se qualificar nessa área. Exitem diversas situações que terá que enfrentar na prática que podem ser um pouco delicadas, se não estiver preparado(a) para compreender os riscos e os principais problemas de cada edificação.

Caso queira se especializar nessa área, temos um treinamento completo para engenheiros eletricistas e eletrotécnicos, você pode conhecer o treinamento clicando na imagem abaixo:

Em nosso blog você encontrará muitos assuntos, veja também:

3 dicas matadoras para vender serviços de consultoria elétrica com lucro

Laudo para Crédito de ICMS da energia elétrica – Como aprender a fazer esse laudo em pouco tempo

Perícia Elétrica Judicial e Extrajudicial – Principais Diferenças

Autoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Categorias

Posts Recentes