Primeiramente, uma proposta de honorários indireta pode ser impugnada. Nesse sentido, o perito(a) judicial deve-se ter ciência que isso pode ocorrer. Contudo, deve-se ter em mente que a impugnação não é o fim do mundo.
Nesse artigo você vai aprender:
a) O que é a perícia indireta;
b) O que é a contestação da proposta de honorários;
c) O que fazer quando a proposta de honorários é impugnada.
Se você quiser se especializar é só assistir a esse vídeo que o engenheiro João preparou para você.
O que é a perícia indireta
Em primeiro lugar, a perícia indireta é mais uma maneira de atuação que o perito judicial pode utilizar. Além disso, ela possui custos reduzidos e tende a ser mais rápida que a perícia direta.
A perícia indireta funciona assim: o perito não vai até o local onde ocorreu o dano ao equipamento e nem analisar as instalações elétricas. Pois, o lapso temporal impede o expert de afirmar que as instalações elétricas foram as causadoras do dano ao equipamento.
Então, o foco da perícia indireta é verificar os relatórios de atuações da rede de distribuição de energia e se isso foi capaz de causar o dano no equipamento.
Essa metodologia é mais rápida, tem custos menores para as partes e o valor de hora técnica do expert pode ser maior que na perícia direta.
O engenheiro João preparou o artigo abaixo onde é apresentado o que é a perícia indireta.
O que é a contestação da proposta de honorários
Antes de entrarmos mais no tema vamos entender o básico, o que é a contestação da proposta de honorários. Nesse sentido, ela é a maneira que o advogado diz “perito eu não concordo com o que você quer fazer e quero negociar”.
Sobretudo, em muitos casos é isso o que ocorre. E nessa contestação os advogados podem dizer que seu trabalho está caro, que o padrão do mercado é bem menor e que o perito fulano de tal cobra 60% a menos.
Isso é totalmente normal, e se o profissional não estiver atento ele ou ela pode cair nessas armadilhas e fazer exatamente o que as partes estão pedindo.
Mas, se o juiz te nomeou no processo é porque ele confia em você e entende que você é o conhecedor desse tema.
Então, quem tem que falar como o trabalho vai ser conduzido e quanto vai custar é você.
O que fazer quando a proposta de honorários é impugnada
Primeiramente, quando a proposta é impugnada você pode justificar o motivo do custo da perícia e manter o valor orçado, pode até pedir para ser retirado da ação, ou dar o desconto desejado.
Pode ser que as partes peçam para você mudar a metodologia de trabalho. Pode ser que elas não concordem com a metodologia indireta e está tudo bem nisso. Você pode sim mudar a metodologia ou pode manter ela e justificar os motivos.
Lembre-se, não existe regra clara e definitiva do que o perito pode fazer nesse caso. Cada caso é um caso.
Então, não precisa entrar em desespero. A contestação pode vir a ocorrer e temos que enfrentar isso com muita leveza, sem entrar no mérito pessoal. Em muitos casos a contestação pode ser uma maneira do advogado querer negociar com o perito. Então, verifique o que fala a contestação e faça a resposta a ela.
Você é um(a) profissional do setor elétrico e tem interesse em se tornar um(a) Perito(a) Judicial de Ressarcimento de Danos em Equipamentos Elétricos?
Conheça o curso avançando e ao vivo e aprenda de maneira simples e descomplicada e se tornar um(a) Perito(a) nessa área. O valor da sua hora técnica pode ultrapassar de R$500,00.
Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição para participar da próxima turma!
E se você quiser conhecer as principais demandas da área elétrica eu deixei separado para você dois artigos que mostram a perícia de ressarcimento de danos elétricos e a O que é um Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI).
O que é uma perícia judicial de ressarcimento de danos elétricos